You are currently viewing Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Inovação realizou mais de 5 mil atendimentos nos primeiros seis meses do ano

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Inovação realizou mais de 5 mil atendimentos nos primeiros seis meses do ano

Nos primeiros seis meses desse ano, quase 800 trabalhadores foram encaminhados ao mercado de trabalho em Frutal por meio de ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Inovação em parceria com a unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Segundo pesquisa do IBGE, o índice de desemprego no Brasil atingiu 9,3% no trimestre encerrado em junho de 2022 e o Frutal vem na contramão desta realidade. “O cenário é positivo e esse resultado pode ser atribuído ao importante papel desempenhado pela Secretaria na intermediação da mão de obra entre trabalhador e empregador. A Secretaria e o Sine unem esforços para minimizar o impacto da crise na vida dos trabalhadores frutalenses”, ressalta Tatiana Aguiar, Gerente de Emprego e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Inovação.
Além do encaminhamento ao mercado de trabalho, a secretaria auxilia os trabalhadores que perderam o emprego com carteira assinada sem justa causa, a receberam o benefício do seguro desemprego, pago pelo governo federal, por meio do Programa do Seguro-Desemprego, ao todo 1273 trabalhadores frutalenses receberam seguro-desemprego nos primeiros seis desse ano.
Além disso, através da equipe que atua na secretaria, a pasta fornece assistência temporária ao desempregado, auxiliando na busca do novo trabalho, a pasta fornece assistência temporária ao desempregado, auxiliando na busca do novo trabalho com ações de orientação, qualificação e recolocação profissional.
Para facilitar e agilizar o processo de colocação e recolocação no mercado de trabalho, ainda lançou esse o “Conecta Frutal”, uma plataforma digital que visa dar mais comodidade ao trabalhador. Já em funcionamento, é através do Conecta que o trabalhador acompanha as vagas de emprego, que são disponibilizadas quase que diariamente. O objetivo do site é ampliar o atendimento virtual e reduzir custos ao trabalhador, que não precisará se deslocar até a sede da secretaria para requerer oferecidos serviços disponibilizados pela SEDEPI.