You are currently viewing Secretaria de Desenvolvimento de Frutal faz reunião com a FIEMG, indústrias e comércio

Secretaria de Desenvolvimento de Frutal faz reunião com a FIEMG, indústrias e comércio

Na manhã de sexta-feira (07), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Inovações recebeu o presidente da FIEMG – regional Vale do Rio Grande (Federação das Indústrias de Minas Gerais), José Arlênio Veneziano e toda sua equipe.

A reunião ainda teve a presença de representantes da Câmara de Frutal, da ACIF/CDL, da Cervejaria Cidade Imperial, da Ball, da Usina Cerradão e da Açucareira Energy.

Na oportunidade foram tratados assuntos relativos à mão de obra especializada na cidade que têm, de acordo com as empresas – sobretudo no setor industrial -, um grande déficit. A intenção é trazer cursos técnicos e profissionalizantes que possam amenizar esse problema na cidade.

O vice-prefeito Jerry da Silva destacou que a gestão atual tem trabalhado desde o início para criar formas e ferramentas que possam amenizar esse problema. Para ele, a falta de investimentos e políticas públicas ao longo dos anos “fez a cidade parar no tempo e não se preparar para esse momento. Hoje, nossa cidade está tendo uma diversificação dos ramos de atividades. Até pouco tempo o principal ramo de atividade era agrícola. Hoje, estamos presenciando a industrialização da cidade. Precisamos, com urgência, preparar nossos cidadãos para isso”.

Para o presidente da entidade, José Arlênio Veneziano, “a intenção de nossa presença aqui é fazer com que Frutal possa aproveitar esse momento em que está tendo com grandes indústrias e crescimento. Eu fiquei até muito surpreso com a presença dessas grandes empresas nessa reunião querendo esse apoio e isso nos motiva muito”.

O secretário municipal José Luiz de Paula Neto, afirmou que “hoje temos um grande desafio que é o mercado de trabalho. Nós estamos criando as vagas de emprego, no entanto, não estamos tendo a mão de obra qualificada. Assim, nós temos que pensar no desenvolvimento de uma forma integral e ter a capacitação da mão de obra para que possamos expandir nosso parque industrial. A presença da FIEMG aqui é muito importante uma vez que podemos, com essa parceria, trazer o SESI o SENAI que trabalharão para capacitar a nossa mão de obra”, destacou.