You are currently viewing Prefeitura de Frutal pretende investir no turismo para movimentar a economia e gerar novos empregos na cidade

Prefeitura de Frutal pretende investir no turismo para movimentar a economia e gerar novos empregos na cidade

Não é segredo para ninguém que a cidade de Olímpia se transformou em uma referência e em uma potência do turismo não só da nossa região, mas no Brasil como um todo.

Situação bem diferente ao vivido pelo município de Frutal, que apesar de estar localizado há poucos quilômetros do Rio Grande, nunca conseguiu explorar as belezas naturais e a riqueza hídrica da cidade para estimular e fortalecer o turismo local.

Para tentar mudar esse cenário e fazer do turismo um importante fator de desenvolvimento econômico e de geração de emprego e renda na nossa cidade, servidores da Prefeitura de Frutal visitaram a cidade de Olímpia e lá foram recepcionados pela secretária de turismo e cultura daquele município, Priscila Seno Mathias Netto Foresti, e também pelo secretário de segurança, trânsito e mobilidade urbana, Hélio Lisse Jr.

Representaram o município de Frutal nessa viagem, o secretário de desenvolvimento econômico, parcerias e inovação, José Luiz de Paula Neto, a secretária de cultura, esporte, lazer e inclusão, Edimar Reis, o assessor de turismo, Peterson de Paula, e o agente de desenvolvimento, Símbio Ricardo Batista.

De acordo o secretário de desenvolvimento econômico, parcerias e inovação, José Luiz de Paula Neto, Frutal e Olímpia são cidades com características bastante similares. “As características populacionais e geográficas são muito parecidas, inclusive, as duas cidades possuem águas termais por conta do Aquífero Guarani. A diferença é que a cidade paulista soube explorar muito bem esses aspectos naturais e nos últimos trinta anos se tornou uma referência quando se fala em turismo recreativo”.

Ainda segundo José Luiz, a viagem serviu para que a comitiva frutalense conhecesse e entendesse quais planos e políticas foram adotadas para que Olímpia se transformasse em uma potência do turismo. “Temos um potencial turístico não explorado, temos cachoeiras, águas termais e uma infinidade de belezas naturais que, com certeza, atrairiam turistas de todos os lugares. Então, viemos para escutarmos e aprendermos um pouco sobre o que foi feito aqui para que possamos aplicar alguns desses métodos na nossa cidade”.

O secretário também destaca que a intenção é, que em um futuro próximo, Frutal se transforme em um destino complementar para quem visita Olímpia. “Seria uma forma do turista conhecer mais profundamente a nossa região. Olímpia também passou a investir no turismo religioso criando o marco zero para os romeiros que vão até Aparecida, esses romeiros também poderão visitar a Água Santa. Então, nossa cidade poderia explorar tanto o turismo recreativo como o religioso e ainda o turismo industrial já que as pessoas têm curiosidade de saber como a cerveja é fabricada e hoje contamos com uma das maiores cervejarias da América Latina”, finaliza o secretário.