You are currently viewing A governança como um importante eixo para o desenvolvimento de Frutal

A governança como um importante eixo para o desenvolvimento de Frutal

Como a gestão pública está vivendo novos tempos, há a necessidade de se implantar modelos de governança e gestão.

Inclusive, os municípios precisam se adequar ao instrumento de maturidade da gestão do Ministério da Economia, até setembro deste ano, se quiserem continuar recebendo recursos da União e de órgãos de fomento. Por esse motivo, uma equipe municipal esteve em Belo Horizonte, por quatros dias, para entender como Frutal poderá adotar o instrumento de maturidade da gestão elaborado pelo Ministério da Economia.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Inovação, José Luiz de Paula Neto, juntamente com a Gerente Municipal de Convênios, Thamires Nogueira, receberam treinamentos pela Associação Mineira de Municípios e pelo Assessor do Ministério da Economia, Esaú Mendes Sirqueira.

De acordo com o Secretário, “nenhum desenvolvimento municipal se sustenta se não houver uma boa governança. Por isso, é fundamental que o Poder Público Municipal passe a adotar um modelo de excelência na gestão, com a adoção de indicadores que meçam o desempenho das políticas públicas”.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Inovação, através do Departamento de Parcerias e Novos Negócios, será o órgão que difundirá o modelo entre os servidores municipais.

É importante destacar que a adoção do instrumento será fundamental para que o Município possa receber transferência de recursos da União, nos próximos anos.